ENDEREÇO

Rua São Marcos, 188 - E, bairro Santa Maria, Chapecó - SC

TELEFONE / WHATSAPP 
(49) 98438-7343

EMAIL

daniel.de.lim@gmail.com

© 2019 Professor Daniel de Lima

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Black

Semana Suzuki Chapecó – Edição 2016

Master classes de violino, viola e violoncelo

Aproveitamos que teremos excelentes professores de todo o Brasil aqui em Chapecó durante a Semana Suzuki e convidamos três professores para ministrar aulas para os alunos de cordas daqui. Teremos aulas de violino, viola e violoncelo, e as inscrições são gratuitas!

Local: Escola de Artes de Chapecó

Data: 14 de novembro, segunda-feira

Horário: das 17h às 19h

Inscrições

Para fazer a inscrição, basta preencher o formulário no seguinte link: Formulário.

Professores

Violino - FLÁVIO MEYER
Natural de Goiânia, Flávio Meyer graduou-se em 1996 pela UNICAMP e aperfeiçoou-se em Londres, Inglaterra, com William Benham e em Budapest, Hungria, com Eszter Perényi. Apresentou-se como solista junto as Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Câmara Unicâmera, Orquestra Filarmônica Jovem, Orquestra do Festival de Ilha Solteira e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Foi integrante da Orquestra Sinfônica de Campinas (concertino),
Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (spalla), Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Apresentou-se como camerista em importantes espaços como Centro Cultural Itaú, Teatro Municipal de São Paulo, Centro de Convivência Cultural de Campinas, Anfiteatro da USP de Pirassununga e Teatro do SESI em Rio Claro. Desde 1990 se dedica a atividades didáticas como professor de musicalização e violino, tendo atuado em Campinas, Jundiaí, São Paulo e São José dos Campos.

Viola - DÉBORA BATISTA
Natural de Brasilia, Débora começou a estudar viola aos 12 anos com a professora Glêsse Colet na Escola de Música de Brasilia. Em 1998 iniciou o curso de bacharel em viola pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2001 mudou-se para São Paulo e em 2003 ingressou na UNESP onde estudou com Emerson Di Biaggi e Ricardo Kubala. Entre 2001 e 2008, integrou a Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfonica da USP (Projeto Academia, ano 2005), entre outras. Participou de Festivais em Campos do Jordão (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Poços de Caldas (MG) e Columbus (OH-EUA). Foi artista residente do MIMU (Movimento Internacional da Música) no ano de 2011. Foi integrante da Jeunesses Musicales World Orchestra (JMWO) por 3 turnês (2006 a 2008), realizando concertos na Espanha, Chipre, Alemanha e Holanda. De 2009 a 2011 foi professora temporária da Universidade do Amazonas. Atualmente é violista da Orquestra Amazonas Filarmônica e professora de viola no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

 

Violoncelo - MÉLANI GRENZEL
Natural de Tangará da Serra –MT, em 1996, iniciou seus estudos musicais em Porto Alegre. Em 2007, ingressou no curso de bacharelado em violoncelo pela Universidade Federal de Santa Maria, sob a orientação da professora Ângela Maria Ferrari, tendo concluído seu curso em 2011. Durante todos estes anos participou de vários festivais pelo sul do Brasil, nos quais teve a oportunidade de assistir à master classes de professores como David Starkweather (USA), Viktor Uzur (USA), Antonio Del Claro (BRA) , João Guilherme Figueiredo (BRA), Dennis Parker(USA), Eduardo Vassallo (ARG), Watson Clis (BRA), Felipe Avellar de Aquino (BRA), Leon Spierer (ALE) e Simon Bernardini (ALE). Entre os anos de 2012 e 2014, atuou como professora e coordenadora dos polos de ensino em Cabedelo, no Projeto PRIMA (Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes) na Paraíba, trabalhando ao lado do oboísta Alex Klein, na época, diretor geral e artístico do projeto. Também em 2014, esteve em Moçambique, como professora de violoncelo no Projeto Xiquitsi e participando como instrumentista da Temporada de Música Clássica em Maputo. Ainda como instrumentista, tocou na Orquestra Sinfônica da Paraíba (2012 a 2014), Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (2013), e Orquestra Sinfônica de Santa Maria (2008-2011). Como musicista convidada atuou também na Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba e Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Atualmente Mélani reside em Santa Maria e leciona violoncelo no Projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro.

Apresentação

A Semana Suzuki de Chapecó é um evento onde pais e professores de música conhecerão mais a fundo o Método Suzuki, e alunos de violão terão a oportunidade de fazer aulas de acordo com a proposta do Método Suzuki. Além disso, participantes dos cursos e o público chapecoense poderão assistir os recitais de violão e de flauta doce com os professores convidados.

Essa será a primeira vez que Chapecó cedia um curso de capacitação reconhecido pela Suzuki Association of the Americas (SAA). O curso de Filosofia Suzuki é pré-requisito para todos os outros cursos que a SAA oferece no Brasil e nos outros países das Américas. Os participantes que tiverem 100% de frequência e forem aprovados, receberão um certificado com validade internacional e estarão aptos para continuar sua formação Suzuki. A SAA oferece cursos em que professores com vasta experiência ensinam a dar aulas tanto para alunos iniciantes quanto avançados. Têm cursos específicos para vários instrumentos musicais como violino, violão, piano, flauta, canto, cello, entre outros. Nesses cursos, os professores explicam detalhadamente como trabalhar cada música dos livros do método Suzuki, além de como lidar com problemas de comportamento e outras situações que podem ocorrer nas aulas.

A Semana Suzuki de Chapecó também contará com dois dias de master classes para alunos de violão, além de concertos com os professores Fernando Aguera (violão) e Renata Pereira (flauta doce).

Esse projeto foi premiado com o Edital das Linguagens da Secretaria de Cultura de Chapecó, e tem o apoio do Sesc Chapecó, Apoio Ergonômico Pompeo e Supermercado Celeiro.

 

Descrição dos Cursos

Master Classes de Violão com Fernando Aguera

Nas master classes de violão Suzuki os pais e alunos terão a oportunidade de experimentar na prática como funciona a metodologia Suzuki. Por meio de vários exercícios práticos derivados do método da língua materna, os alunos poderão vivenciar a música de forma orgânica. Os participantes terão aulas individuais e coletivas, em que tópicos específicos serão trabalhados com brincadeiras musicais e bastante interação com o grupo.

Público alvo: alunos de violão Suzuki e violão clássico a partir de 5 anos

Data: 10 e 11 de novembro

Horários: das 9h às 12h, das 13h30 às 16h30 e das 18h30 às 20h30 

Local: Teatro do Sesc

Valor da inscrição: gratuita

 

 

Curso Filosofia Suzuki

Destinado para pais e professores de música, no curso Filosofia Suzuki são abordadas as ideias do pedagogo musical Shinichi Suzuki. No Método Suzuki as crianças aprendem música de mesma forma como aprendem sua língua materna. Ou seja, em um ambiente musical, seguindo o exemplo dos pais, interagindo com os colegas, cada um em seu ritmo e cooperando uns com os outros. Para Suzuki, ninguém nasce com talento, mas todo mundo é capaz de aprender a tocar um instrumento se o ambiente for favorável. 

Requisitos: 18 anos e ensino médio completo

Data: de 12 a 15 de novembro

Horários: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30

OBS: No sábado, dia 12, o credenciamento começa às 8h

Local: Teatro do Sesc

Valor da inscrição: R$60,00

 

Recital de Violão com Fernando Aguera

Fernando Aguera foi laureado com honras e distinção ao concluir seu mestrado em música pela Royal Welsh College of Music & Drama, Reino Unido, onde recebeu bolsa de estudos integral desta instituição. Venceu vários concursos de violão, incluindo o Abergavenny em 2011, o Eisteddfod Competition e duas edições do The John Mills Guitar Prize, no Reino Unido. Realizou os cursos de Filosofia Suzuki e Capacitação para Professores de Violão Suzuki em 2014, fazendo parte da primeira turma de professores de violão Suzuki do Brasil. Atualmente, Fernando compartilha sua experiência como professor e concertista, e desenvolve pesquisas relacionadas com o violão em seu doutorado em música na UNICAMP.

Data: 12 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc

Entrada franca

 

 

Recital de Flauta Doce com Renata Pereira e convidados

Doutora em Música pela USP, leciona flauta doce pelo método Suzuki há 17 anos. Desde 2006 é flautista e fundadora do Quinta Essentia quarteto, com quem lançou dois álbuns, La Marca e Falando Brasileiro, levando a prática brasileira da flauta doce para a Europa (2009, 2010, 2014), China (2010), Namíbia (2012) e Estados Unidos (2016). Atua como flautista convidada de diferentes grupos, é membro e professora capacitadora da Suzuki Association of the Americas, trabalhando na divulgação do método de flauta doce pelo Brasil. Em 2012 foi professora de flauta doce na Conferência Bienal Suzuki em Minneapolis/EUA, e é professora e fundadora (2011) do Centro Suzuki de Educação Musical, em São Paulo.

Data: 13 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc

Entrada franca

 

Inscrições

Participantes residentes em Chapecó: de 3 a 31 de outubro

Participantes de outras cidades: de 17 a 31 de outubro

OBS: Os participantes que necessitarem, poderão solicitar bolsa para isenção da taxa de inscrição até dia 20 de outubro.

VAGAS LIMITADAS

Valor das inscrições:

- Master classes de violão: Gratuita

- Filosofia Suzuki: R$60 (sessenta reais)

Forma de pagamento: Depósito bancário na seguinte conta:

Banco do Brasil

Agência 3004-X

Conta Corrente 27.410-0

Alexandre Menegatti

 

OBS: O comprovante de pagamento pode ser enviado até dia 4 de novembro. 

Inscrição para o curso Filosofia Suzuki

Para fazer a inscrição para o curso Filosofia Suzuki, o participante deve:

- Preencher o formulário de inscrição online: Formulário de Inscrição

- Enviar um email para semanasuzukidechapeco@gmail.com com o comprovante de depósito bancário.

OBS: Em caso de desistência, não haverá devolução dos valores pagos, sendo estes revertidos em bolsas a serem distribuídas a critério da organização.

Inscrição para as master classes de violão Suzuki

Para fazer a inscrição para as master classes de violão, o participante deve:

- Preencher o formulário de inscrição online: Formulário de Inscrição

Hospedagem

O Hotel Chapecó Plus tem algumas reservas especiais para os participantes da Semana Suzuki. Quando entrar em contato com o hotel, diga que você é participante da Semana Suzuki. A confirmação das reservas devem ser feitas até dia 23 de outubro.

Site do hotel: Hotel Chapecó Plus.

OBS: Os custos com a hospedagem é responsabilidade de cada participante.

Se você quiser ficar hospedado na casa de famílias de Chapecó, temos algumas vagas. Entre em contato pelo email semanasuzukidechapeco@gmail.com.

Local dos Cursos e Recitais

Teatro do Sesc Chapecó

Rua Brasília 475 - D

Bairro Jardim Itália

Chapecó - SC

Maiores informações:

Telefone / Whatsapp: (49) 8438-7343 (Daniel de Lima)

Telefone / Whatsapp: (49) 9148-1313 (Alexandre Menegatti)

Email: semanasuzukidechapeco@gmail.com

Visite, curta e compartilhe a página da Semana Suzuki de Chapecó no facebook: Clique aqui

"O que não existe no ambiente não se desenvolve na criança." Shinichi Suzuki